Toxina Botuliníca
Em relação ao que é a TOXINA BOTULÍNICA ou mais conhecida também como BOTOX trata-se de uma neurotoxina, cuja administração é extremamente segura, se respeitadas as suas indicações e protocolos.
Utilizado por pessoas que querem driblar a flacidez e rugas que são sinais da idade, contudo o seu uso não se limita somente ao uso estético, essas substâncias dentre inúmeros outros pode ser usada para resolver ou atenuar problemas bucais.
Sendo uma “neurotoxina”, ela age diretamente no sistema nervoso, determinando a ocorrência de paralisias ou contraturas musculares no nosso corpo tornando os músculos não funcionais sem que haja efeitos sistêmicos, descobrindo-se, a partir destes efeitos, as suas possibilidades terapêuticas em relação a algumas patologias, desde que utilizada em quantidades corretas.
Justamente pela sua atuação na diminuição da tensão muscular, ela pode ser utilizada para diversas finalidades na odontologia, como é o caso do controle do bruxismo, a toxina vem ajudando esses pacientes que sofrem por apertar ou ranger os dentes durante o dia ou à noite, de acordo com as estatísticas médicas, acomete cerca de 40% da população mundial. A vantagem em fazer a aplicação da toxina é que muitos pacientes os quais fazem uso de placa noturna se queixam de desconforto e incômodo durante o descanso, a toxina não gera esse incômodo. Além disso, a substância também pode ser aplicada no controle das próprias dores de cabeça secundárias ao bruxismo.
Os benefícios da toxina botulínica na Odontologia se estendem, ainda, ao tratamento corretivo das assimetrias de face (ligadas à hipertrofia dos músculos da mastigação), da exposição gengival acentuada (quando o paciente sorri a sua gengiva é exposta excessivamente), do sorriso assimétrico, do controle de alguns tipos de sialorréias (salivação em excesso) e das dores orofaciais ligadas à disfunção da articulação temporomandibular (DTM muscular, caracterizada pela fadiga dos músculos da mastigação), assim como também pode ser empregada nos tratamentos preventivos, como em casos de implantes de carga imediata e reabilitações estéticas, entre outras possibilidades.
