Clareamento Dental
Conheça os tratamentos de clareamento dental oferecidos por nossa clínica e verifique que em poucos dias seu sorriso estará com um brilho todo especial e muito mais atraente. A sociedade moderna praticamente exige dentes mais brancos e a odontologia está preparada para criar sorrisos assim, de uma maneira cada vez mais segura e rápida utilizando-se tanto do clareamento dentário a laser ou do clareamento dental caseiro.
Clareamento Dental a Laser
Os tratamentos a laser têm se tornado uma parte importante da mais recente tecnologia médica. No sistema de branqueamento dos dentes a laser, a luz do laser ativa os cristais dentro do gel de branqueamento. Todos os sistemas para clareamento dental a laser em consultório são bons, e a diferença não está no potencial clareador, o que muda é o dessensibilizante utilizado para cada um. O Laser ajudará na diminuição da sensibilidade pelo seu efeito terapêutico e clareamentos como o Zoom possui uma formulação exclusiva de clareador na qual além de diminuir a sensibilidade reforça a camada superficial e fortalece os minerais dos dentes. Estes procedimentos envolvem o uso cuidadoso e controlado de um gel de peróxido de hidrogênio de concentração relativamente alta, aplicado aos dentes pelo dentista após as gengivas terem sido protegidas. Durante o tratamento o dentista acompanha e observa as reações causadas no paciente, tanto no que diz respeito à eficácia, como ao grau de sensibilidade. Com algumas precauções é possível realizar o clareamento dental com segurança e minimizar a sensibilidade.
O processo de clareamento dental
O clareamento na verdade é uma reação química. As substâncias vão liberar oxigênio, que é um radical livre. Dentro do dente existem os pigmentos que levaram ao escurecimento dental. O oxigênio penetra na intimidade do esmalte do dente e quebra a cadeia de pigmentos em pequenas moléculas que são eliminadas por processo de difusão, isto é, uma reação química de oxidação que converte os pigmentos em dióxido de carbono e água. O dente é permeável e o efeito é cumulativo, portanto a cada seção o dente vai clareando cada vez mais até eliminar toda pigmentação. O clareamento dental a laser, é uma forma rápida e confortável que utiliza o peróxido de hidrogênio como substância clareadora e aplica-se a luz do laser. Como descrito no paragrafo anterior existem sistemas de branqueamento que não utilizam o laser para diminuir a sensibilidade, mas sim substâncias no gel que fazem esse papel. Porém o nome clareamento dental a laser se tornou quase como um sinônimo de clareamento dental no consultório.
Passo a passo do clareamento a laser
No primeiro passo, o dentista limpa cada dente para remover a placa. Depois das gengivas isoladas, o gel de branqueamento dos dentes é aplicado seguido por uma aplicação especial de laser de luz, ou não... Clareamento dental a laser é a melhor opção para aqueles que não querem esperar por muito tempo para ver os resultados de seus tratamentos de clareamento dos dentes. É um método de odontologia estética, que se destina a eliminar manchas e descoloração, bem como para clarear a pigmentação nos dentes. Clareamento dental a laser não tem efeitos colaterais, e os dentes permanecem brancos, a duração de um tratamento a laser pode variar, dependendo da utilização. Um laser é silencioso e não faz nenhum contato físico com os dentes.
Gel de Clareamento Dental
Em casa ou no consultório o clareamento é feito com uma espécie de gel, qual a diferença entre os dois tratamentos? O gel aplicado pelo dentista no consultório tem uma concentração maior em relação ao utilizado no método caseiro. O gel protagonista no consultório é o peróxido de hidrogênio a 37% que é ativado ou não com o auxílio de um “led” e é conhecido como clareamento dental a laser. No clareamento dental caseiro o gel em questão é normalmente o peróxido de carbamida a 10 ou 16% para uso noturno, ou o peróxido de hidrogênio a 6 ou 7,5% de concentração para uso durante o dia. Utiliza-se também em outros casos como o walking bleach géis de peróxido de carbamida a 37% mas esse não é o objetivo deste texto.
A revolução do Clareamento Dental a Laser
A revolução do Clareamento Dental com Laser não é por acaso. É surpreendentemente mais rápida e confortável: apenas 1 hora, em média, com todo o bem-estar, sem anestesia e sem dor. E o paciente tem a segurança de ter um cirurgião dentista cuidando de sua saúde oral e garantindo eficiência nos resultados. O melhor método para um resultado rápido, eficaz e duradouro é a associação dos dois métodos de clareamento o caseiro com moldeiras juntamente com o clareamento dental a laser.



Clareamento Dental Caseiro



Hoje existem inúmeras formas de clareamento dental, e a tendência dos profissionais da área é estar sempre em busca de novidades, Dr. Alexandre do Valle está sempre à frente neste mercado. Sempre priorizando o bem estar dos pacientes, até mesmo para tratamentos em casa. Mas é importante saber que é preciso ter cautela. Em se tratando de clareamento dental, as reações adversas e os resultados para o clareamento são extremamente variáveis. Alguns podem relatar uma leve sensibilidade e outros podem ter fortes dores, por isso nossos profissionais utilizam sempre os melhores produtos. O clareamento deve ser supervisionado para que se tenha um resultado bom, satisfatório, duradouro e branco, neste caso o clareamento dental caseiro com moldeiras é uma alternativa prática. Este Clareamento pode ser associado ao clareamento em consultório para acelerar o processo.
Como é, e quais as vantagens do clareamento dental caseiro com moldeiras?
O clareamento dental caseiro é uma das formas mais utilizadas para fazer um branqueamento dentário. Ele oferece várias vantagens, que vão do preço mais em conta até conveniência de fazer o branqueamento no conforto da sua casa. Apesar do sucesso dos clareamentos dentais caseiros é preciso seguir a risca as recomendações do seu dentista para obter sucesso no procedimento.
Criação das Moldeiras de Clareamento
As moldeiras personalizadas são fabricadas especialmente para a dentição de cada paciente, feitas no consultório do dentista através da impressão, uma moldagem, dos dentes e da gengiva. Elas dão duas grandes vantagens. Primeiro ajudam a maximizar os efeitos de clareamento e em segundo minimizam o potencial de efeitos secundários. Com estas impressões, o laboratório dental vai criar modelos de gesso. As placas de clareamento vão ser criadas diretamente em cima dos modelos para garantir uma forma perfeita. As placas de clareamento são transparentes ou esbranquiçados, normalmente fabricados em silicone flexível e confortável.
Clareando em casa
O paciente faz o tratamento diariamente em casa, aplicando os produtos indicados pelo dentista, com a utilização da moldeira. Muitas pessoas optam por fazer o clareamento dental durante a noite enquanto dormem, gel de peróxido de carbamida de 10 a 16%. Considerando o tempo disponível e a dificuldade de falar em decorrência do uso dos moldes. A vantagem disto é que a quantidade total de gel utilizada e o número de tratamentos vão ser mínimos. Isto porque cada aplicação do gel de clareamento dental vai ficar no molde o tempo suficiente para dar o efeito completo. As aplicações podem ser feitas durante o dia com o gel de peróxido de hidrogênio de 6 a 7,5% durante 1-2 horas dependendo do caso. O tempo de tratamento vai depender da análise feita pelo profissional, que irá considerar fatores como a concentração manchas e amarelamento em função de comidas, bebidas, tabaco e o processo de envelhecimento. Os resultados são percebidos já na primeira semana do tratamento.
Retoques são necessários após o término do clareamento?
As pessoas com uma exposição alta a agentes cromogênicos como o café, chá, colas e tabaco vão necessitar de um tratamento de reforço. Possivelmente de 6 em 6 meses. Para pessoas que tem uma exposição menor às substâncias que causam manchas não vão necessitar de retoques com tanta frequência. Em comparação com o branqueamento inicial os retoques são muito mais fáceis de ser feitos. O processo de reforço é menos demorado e não é necessário tanto gel de clareamento.
O ideal é que o clareamento caseiro seja o complemento do tratamento a laser.
A técnica associada de clareamento vem se tornando cada vez mais popular principalmente pelas pessoas que querem um clareamento dentário mais intenso. A técnica combina sessões de clareamento domiciliar ou caseiro com o uso de moldeiras de clareamento e sessões de clareamento ambulatorial ou em consultório com gel de alta concentração com ou sem utilização de luz.
Cuidado!
Existem produtos no mercado para clareamento. Eles irão clarear os dentes, mas é muito importante à supervisão e orientações do cirurgião dentista para que se obtenha um tratamento eficiente, seguro e duradouro. Não é conveniente usar indiscriminadamente esses produtos, eles são químicos e podem ser tóxicos se não forem bem administrados, além de poder, em longo prazo, danificar os dentes se usados de forma incorreta. O melhor clareamento é aquele em que o paciente mantém um alto nível de higiene bucal doméstica, controle e manutenção junto a profissionais qualificados. E principalmente, procurar evitar o uso de alimentos e substâncias que escurecem os dentes.