Tratamento de Canal
A Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo tratamento de canal radicular (canal interno ao dente). Sempre foi considerada o grande vilão da odontologia, porém, com o grande avanço da tecnologia este mito está acabando. O uso de novos aparelhos e instrumentos associados a novas técnicas de preparo e desinfecção dos canais tem melhorado consideravelmente o índice de sucesso dos tratamentos endodônticos.
Um dos grandes motivos deste avanço na endodontia contemporânea foi a introdução da instrumentação rotatória. Antigamente o tratamento era realizado manualmente, hoje é quase todo mecanizado. A nova técnica é realizada a partir de motores elétricos, com total controle de velocidade e torque, onde são acopladas limas de níquel-titânio, fabricadas na Suíça.
Os instrumentos de níquel-titânio são extremamente flexíveis, o que possibilita o profissional, mesmo em canais curvos, obter acesso a toda extensão do canal radicular. Fator decisivo no sucesso do tratamento. O uso deste conjunto associado a soluções irrigantes de maior potencial bactericida, possibilita que o tratamento antes realizado em múltiplas sessões, seja realizado em sessão única.
O tratamento em sessão única concede diversos benefícios ao paciente. O tratamento uma vez iniciado pode ser concluído em uma única consulta, permite que a função e estética do dente seja recuperada rapidamente. O tratamento de canal é uma excelente forma de salvar dentes com grande destruição.
Os tratamentos endodônticos têm um alto índice de sucesso, pois com os instrumentos rotatórios é possível alcançar um melhor acabamento no preparo dos canais radiculares, obtendo um maior alargamento e conicidade do mesmo. O que posteriormente facilita o trabalho do cirurgião-dentista, possibilitando uma maior adaptação, retenção e longevidade da prótese dentária.
Veja abaixo a ilustração demonstrando o procedimento.
