Lentes de Contato Dental
A união da ciência com a arte plástica inovou mais uma vez na odontologia estética, as lentes de contato dentais, são lâminas superfinas, que medem entre 0,2mm e 0,4mm de espessura, feitas de porcelana, servem para corrigir imperfeições, manchas leves, e pequenas lesões dos dentes.
Como funcionam as Lentes de contato dentais?
O tratamento é altamente estético e minimamente invasivo e na maioria das situações, sem nenhum desgaste dentário. As vantagens dessa nova moda não param por ai, as lentes de contato podem evitar o desgaste do esmalte natural e ainda dar mais volume ao dente corrigindo lacunas entre eles, o chamado diastema. Esta técnica já vem sendo testada há alguns anos e garante durabilidade, a lente de contato dental pode durar até 20 anos e não sofrer alteração de cor com o tempo. A espessura é tão fina que realmente se parecem com as lentes indicadas pelos oftalmologistas. Na verdade, estas são uma evolução nas facetas de porcelana. As facetas laminadas normais que têm pelo menos 1mm de espessura e que já impressionaram o universo da odontologia restauradora.
Como é feita a lente de contato dental?
Para a confecção individual de cada lente, é feita uma moldagem para definir o modelo de trabalho. Após a aprovação do paciente é feito o procedimento radiológico da arcada dentária e antes de partir para reconstrução do sorriso, o especialista faz a simulação de como o trabalho deve ficar, para então o material ser aplicado. As lentes de contato têm grande capacidade de adesão ao dente, sendo coladas ao esmalte. O resultado é rápido, em uma única sessão o paciente já sai com o dente “novinho em folha”.
Vá agora para o espelho e imagine-se com dentes bem brancos, sem desgastes incisais, sem espaços, sem manchas, escolha seu novo sorriso e venha até nossa Clínica. Essa é uma inovação odontológica que pode até mesmo corrigir o posicionamento dos dentes e alinhar dentes tortos.
Adesão da lente de contato dental
O procedimento milimétrico e cuidadoso, mas ao mesmo tempo é bem simples e completamente indolor: primeiro o dentista passa um ácido no dente, a substância faz o dente ficar poroso, depois o dentista põe um cimento adesivo e um produto químico chamado silano, composto de silício e hidrogênio, esse composto irá colar o cimento resinoso na porcelana. Outro fator a ser levado em consideração é o valor aplicado. Por se tratar de uma técnica sofisticada, que exige mão de obra especializada, o valor de cada peça poderá variar. Em geral, os ganhos em termos de aparência e autoestima compensam o investimento.
Manutenção das Lentes de Contato
A translucidez das lentes produz uma tonalidade surpreendente, a superfície do dente fica praticamente intacta deixando um aspecto bem natural. A manutenção da lente de contato dental é feita durante as consultas de rotina mesmo. E melhor: não é preciso evitar o consumo de alimentos ou bebidas. A porcelana tem resistência igual ou maior a do esmalte dos dentes. A desnecessidade do preparo do dente com brocas torna o trabalho muito mais rápido e confortável para o paciente, pois não requer uso de anestesia, o que vem a ser outra grande vantagem deste tratamento.
Contra indicações da realização das lentes
A lente de contato dental somente é contra-indiciada para quem range os dentes, tem o hábito de roer as unhas ou morder objetos. Nesses casos, as facetas mais grossas são melhores. Não é indicado para crianças e adolescentes, ou quando o paciente já tem prótese de porcelana ou cerâmica no dente. Visite seu dentista regularmente, consultas de rotina são necessárias para manter um sorriso saudável.
Quais os cuidados básicos para quem usa lentes de contato dental?
São pouco os cuidados com as lentes de contato dental. Porém, é imprescindível incorporá-los ao nosso dia-a-dia. Vários desses cuidados já são recomendados para preservar o esmalte do dente. Desde hábitos ou da ação de algumas substâncias que fazem parte na dieta comum. Siga esse guia com dicas básicas para não tornar as lâminas manchadas e opacas precocemente:
✓ opte por uma escova de dentes ultra macia que são mais suaves pois possuem mais cerdas.
✓ Cremes dentais clareadores não devem ser usados pois possuem abrasivos que podem estragar a superfície do trabalho;
✓ para a realização da higiene oral selecione instrumentos adequados que não vão causarão arranhões ou riscos na superfície dos laminados;
✓ Muito importante também é ter cuidado com géis clareadores usados na moldeira do clareamento dental caseiro. O uso frequente destes géis com as lentes em porcelana opacificam o seu brilho;
✓ vinho tinto é um grande inimigos das lentes de contato dentais, evite o consumo em excesso;
✓ hábitos parafuncionais tais como morder canetas e unhas devem ser abandonados. A chance de fraturas em lentes e facetas aumentam nessas pessoas;
✓ ao termino do tratamento com facetas é aconselhável o uso de uma placa de bruxismo. Principalmente se o distúrbio ja havia sido diagnosticado anteriormente ao procedimento estético;
✓ diminua a ingestão de substâncias ácidas como vinagres e refrigerantes. Substâncias que com o tempo podem opacificar as facetas e lentes de porcelana;
✓ o nosso adorado café e o cigarro estão sim associados a um manchamento precoce das lâminas quando consumidos em excesso.
